quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Salgueiro Maia

Castelo de Vide é uma vila portuguesa situada no Distrito de Portalegre.
O município é limitado a nordeste pela Espanha, a oeste pelo município de Marvão, a sul por Portalegre, a sudoeste pelo Crato e a oeste e noroeste por Nisa.
Certa noite durante o verão que agora passou vagueava pelas ruas da bela vila, pois costumo passar grande parte das minhas férias lá, considerada a “Sintra do Alentejo”, por ser tão bonita e agradável e ainda resistir à desertificação crescente que se verifica no Alentejo, quando descubro uma velha e desabitada casa com uma placa de granito à entrada que indicava aquela casa como sendo a habitação onde nascera e fora criado o grande capitão de Abril, Salgueiro Maia. É certo que existe uma praça no centro da vila que foi baptizada com o nome do capitão, mas nunca pensei que uma figura tão importante e ilustre da nossa história tivesse sido nascido e criado ali.
Para quem não está familiarizado com esta figura, posso dizer que Salgueiro Maia ficou famoso por ser o mais importante comandante no terreno das tropas que deram lugar à revolução do 25 de Abril. Certamente terá havido outros mais importantes, mas esses limitaram-se a conceber a revolução e a comandá-la a partir dos respectivos quartéis. Foi responsável pelo cerco aos ministérios do Terreiro do Paço forçando a rendição de Marcelo Caetano sem o uso das armas, visto que estas encontravam-se apenas carregadas com cravos.

João Batista, aluno do 11º 2B/3

Sem comentários: