terça-feira, 29 de julho de 2008

O lado secreto do Códice

O jovem consultor bancário Edward Wozny prepara-se para umas merecidas férias. Antes, porém, deve realizar um último trabalho: a organização e catalogação de uma valiosa biblioteca particular, cujos proprietários revelam especial interesse na recuperação de um misterioso códice do século XIII. A tarefa revela-se cada vez mais difícil, até porque, quase sem saber como, Edward vê as suas atenções repartirem-se entre a busca do códice e um viciante jogo de computador que nada tem a ver com a história. Ou então...
O Códice Secreto, de Lev Grossman (um crítico literário que publicou o seu primeiro romance em 1997), é um dos livros mais empolgantes que li nos últimos tempos. Não apenas (e talvez nem principalmente) pelo ritmo de thriller que o autor imprime à narrativa, mas pela incursão nos meandros inesperados da pesquisa histórica, pelo mergulho na perseguição incógnita de fontes dispersas e pelo envolvimento na misteriosa decifração de processos de ocultação de documentos e símbolos tão característicos da Idade Média. Tudo isso é aqui recriado com surpreendente rigor e com um interesse narrativo acima da média.
Podia brotar apenas daí o meu entusiasmo perante O Códice Secreto: porque a acção se desenrola no universo da pesquisa histórica. Mas há mais, bastante mais: é que, curiosamente, essa mesma acção divide-se – tal como o protagonista e tal como nós hoje – entre a História (o silêncio da biblioteca que conserva e esconde os sólidos testemunhos do passado) e a tecnologia (a vertigem da informática que faz circular e também esconder a comunicação virtual do presente). Edward Wozny move-se neste percurso a duas velocidades, buscando um equilíbrio de controlo da informação que lhe permita resolver o mistério e buscando também um equilíbrio de raciocínio e emoções que lhe permita definir-se a si próprio.
O Códice Secreto é, pois, um livro que fala de História, de livros antigos, de bibliotecas e do passado; e que fala também de computadores, de jogos e informação em rede e do presente. Mas, nas entrelinhas, fala das pessoas. Esse talvez seja o lado secreto deste códice. O mais empolgante.

Paulo Vaz

Título do livro: O Códice Secreto
Autor: Lev Grossman
Editora: Editorial Presença (1ª ed. 2005)

Sem comentários: